14 março 2006

Blogues e liberdade


Um tema interessante para discutir no blog do vizinho do lado. Podemos opinar sobre a liberdade de nestes espaços podermos dizer tudo o que nos vem à cabeça. Insultar quem nos apetece impunemente sob a capa do anonimato? Ou devemos exercer algum tipo de controle, logo confundido com censura.
Opinem amigos !!!
Opinem!!

6 comentários:

ana_lee disse...

Na minha opinião, um blog é um espaço para podermos dar a nossa opinião! Ora, para darmos a nossa opinião não é necessário ofender ninguém, salvo se for uma pessoa com um fraco poder de argumentação! O que é, a meu ver, o que tem acontecido do Mertola-concelho! Quando não concordam, mas não sabem bem porquê, ou não conseguem arranjar argumentos que justifiquem a sua opinião... ofendem,é claro, sob a protecção do anónimato!

Agora em relação à "censura":
Quando é ofendido o nome de alguém, quando são utilizadas expressões menos próprias, a meu ver temos o dever, enquanto administradores do blog, sanear esses ccomentários! Não é esse o objectivo do blog, portanto não se trata de censura, mas sim de bom senso!

nikka disse...

Tenho andado afastada das lides bloguistas e quando visitei o blog de Mértola no post "Estado Laico, mas pouco..." achei, de facto, os comentários dos anónimos um pouco agressivos e repletos de acusações ao pároco, quando não era propriamente isso que estava em causa. Julgo que não se trata de censura, mas acho que deve ser exercido algum controlo. Neste caso acho que tal deveria ter ocorrido mais cedo, mas também me sinto culpada por não ter emitido esta opinião. Aquele post serviu exclusivamente para "deitar abaixo" e difamar o pároco. Reflecte muita da mesquinhez e falta de principios que muitas pessoas escondem no dia-a-dia e que ali revelaram. Não é justo, devemos respeitar as pessoas, sobretudo se não cometeram nenhum crime nem puseram ninguém em causa. A "censura" ou controlo só existe porque há pessoas que não sabem onde termina a sua liberdade e começa a dos outros.

lena disse...

Ana e Nikka
Estou de acordo com o que dizem.
1 beijinho para as duas
Eu sou a mesma lena de sempre, agora com rosto oficial e prometo não "entrar" com a caligrafia.
Força aí

nikka disse...

Bem-vinda, lena! Gostamos de a ter por cá!

ana_lee disse...

Uái Lena... Caligrafia??? ou Ortografia!!!???

Anónimo disse...

Considero que um blog pode ser uma coisa fixe, podemos até, sob anonimato, dizer coisas que não teriamos coragem ou franqueza para dizer na cara, e isso pode ser giro, divertido, mas quando passa a ser um meio de ofensa perde toda a piadinha!
Tirando uns quantos "cromos" que têm essa mania, felizmente não andam pelo chá, tá-se bém!