18 maio 2006

Roseira Brava


Roseira Brava

Há nos teus olhos um tal fulgor
E no teu riso tanta claridade,
Que o lembrar-me de ti é ter saudade
Duma roseira brava toda em flor.

Tuas mãos foram feitas para a dor,
Para os gestos de doçura e piedade;
E os teus beijos de sonho e de ansiedade
São como a alma a arder do próprio Amor!

Nasci envolta em trajes de mendiga;
E, ao dares-me o teu amor de maravilha,
Deste-me o manto de oiro de rainha!

Tua irmã…teu amor…e tua amiga…
E também, toda em flor, a tua filha,
Minha roseira brava que é só minha!…

Florbela Espanca

(Lembras-te? Puseste-lhe coraçõezinhos vermelhos!!!)

4 comentários:

Anónimo disse...

Era bom que todos os meus amores fossem tão garantidos, autênticos e reconfortantes como o teu! Mas, não sendo assim, é uma bênção ter-te!

ana_lee disse...

Aquele era para mim... este é para ti:

"És pequenina e ris… A boca breve
É um pequeno idílio cor-de-rosa…
Haste de lírio frágil e mimoso!
Cofre de beijos feito sonho e neve…

Doce quimera que a nossa alma deve
Ao Céu que assim te fez tão graciosa!
Que nesta vida amarga e tormentosa
Te fez nascer como um perfume leve!

O ver o teu olhar faz bem à gente…
E cheira e sabe, a nossa boca, a flores
Quando o teu nome diz, suavemente…"

Florbela Espanca

ana_lee disse...

Tu e o livro "Obra Completa - poesia e prosa"

Anónimo disse...

Florbela... Bela fera presa em um corpo de mulher.
Palavras tão fortes que queimam até hoje...

:*