22 maio 2006

Frida Kahlo

Frida Kahlo, foi uma pintora mexicana cuja vida foi marcada por grandes tragédias, uma poliomielite quando era pequena, um acidente de autocarro que afectou toda a sua vida e que não permitiu que tivesse filhos. Frida começou a pintar quando estava em convalescença, afirmando que "... Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."
A sua obra é algo angustiante, denota imenso sofrimento e chega até a ser violenta... Frida foi alguém que sofreu bastante, e sem nunca o demonstrar, demonstrou-o nos seus quadros....
A Coluna Partida é o título desta obra em exposição no CCB.

3 comentários:

ana_lee disse...

Para mim, o quadro mais marcante é o "Henry Ford Hospital", foi pintado pouco tempo depois do aborto que sofreu!
Mas a obra que conheço é toda ela muito impressionante!

nikka disse...

De facto, toda a obra dela é impressionante, muito angustiante, dolorosa, sofrida... Saí da exposição um bocado angustiada... Há mais do que uma referência aos abortos que sofreu na sua obra, é bastante sanguinária...

Fingido disse...

E ao que parece era uma grande "maluca", dotou o Diego Rivera de uma impressionante armação. Mas, segundo conversas de café, ele merecia. Foram pioneiros no swing!

Também fui ver a exposição, em março. Foi uma experiência dolorosa, de dificil digestão, mas, perante a "fast food" televisiva e quotidiana, muito enriquecedora.