15 maio 2006

Código Da Vinci

O livro do momento passou a filme do momento! Ainda não chegou ao cinema e a polémica está ao rubro! 30 milhões de cópias vendidas em todo o Mundo (também já ouvi 40!!! seja como for são imeeensas!), 462 mil em Portugal. Considerado "uma das pessoas mais influentes do Mundo" pela revista Times, Dan Brown já foi acusado de plágio e ilibado.
Estreia esta semana e é um dos filmes mais esperados do ano!!! Como se não bastasse isto, o Vaticano pede aos fieis para boicotarem o filme, o que me parece vai ter o efeito contrário ao desejado!!! "Calunias, ofensas e erros históricos e teológicos", diz a Igreja!!!
Mesmo assim, é ficção e deve ser encarado como tal, qual é o problema? Do que tem a Igreja Católica receio? A Opus Dei, movimento conservador ligado à Igreja, (aparece no filme como uma seita assassina!!) decidiu não boicotar o filme, pedindo apenas à Sony que colocasse um aviso a referir que se trata de ficção.
Estou "desertinha" pra ver o filme....

8 comentários:

ana_lee disse...

Também eu!!! Já li o Código Da Vinci há alguns meses, mas sem dúvida é um livro inesquecivel! Percebo porque é que tanto o livro como o filme ponham a igreja em pânico, afinal Dan Brown escreve que Maria Madalena não era prostituta e sim esposa de Jesus Cristo... entre outras coisas, e que inclusivé ela se encontra retratada no famoso quadro "A ultima ceia". Motivos mais que suficientes para irritar uma instituição tão a precisar de renovação como a Igreja Católica!

Fingido disse...

Li o livro no Verão de 2004.
Achei alguma piada à história, mas não voltei a ler mais nada do autor. A razão? Achei a estrutura e ritmo da narrativa cinematográfica. Como livro é, como diria Lobo Antunes, "um resíduo sólido". Mas acredito que é um bom filme... até porque, a personagem principal tem a cara do Tom Hanks!

nikka disse...

Oh, fingido, "resíduo sólido" ou não, e de facto concordo contigo, não é uma prosa eloquente, nem nos cativa pelo seu sentido belo... é claramente um livro comercial, já não digo light, mas sim comercial, assim como os que se seguiram!
Agora, teve a capacidade de trazer à generalidade da população informações, que certamente muitos nao entendem, polémicas, supostamente secretas, históricas e que tocam o sentido dos que têm fé, e despertam a curiosidade de outros.
Foi o despoletar dos livros sobre temas históricos, passando pelo Vlad (O Historiador) e até Colombo (Codex 632, que no outro dia, me fizeram ver q tem bastantes semelhanças com um outro português, de outro autor). Aproximou as pessoas da História, ficcionada, exagerada, mas com alguns pontos comuns... Abanou, mais que nao seja, o mercado literário, e isso é bom!
O ritmo cinematográfico do Código, acho que foi o que surpreendeu as pessoas, sabes?
Temos mesmo de ir tomar um café!!!

Fingido disse...

Concordo no essencial contigo, mas não deixa de ser um "resíduo sólido" que me ocupa uns 3cm de estante, como atenuante: tem uma lombada bonita e uma capa original.

Fingido disse...

Queres ler bons romances históricos? Para além do Codex 632 (que não li, mas que tenho as melhores referências, as tuas), lê os dois livros do Pedro Almeida Vieira, um sobre a construção do Aqueduto das Águas Livres, e outro sobre o Terramoto de 1755. Não são argumentos de filmes, são mesmo livros.

nikka disse...

Ok, rendo-me!!! Os teus conselhos vão precisamente ao encontro do tipo de livros que eu mais gosto, os romances históricos! Aguarda que depois te darei as minhas opiniões!

Carlos Viegas disse...

o livro é fenomenal espero que o filme não seja uma desilusão. Já leram "A Conspiração"?

ana_lee disse...

Ja li CV, também gostei, mas gostei mais do código!
Achos os livros todos muito parecidos entre si!