27 abril 2008

E passou mais um vinte cinco de abril...

Para muitos é mais um feriado. Óptimo, temos fim-de-semana grande. Mas não é só isso. É demasiado profundo e nem toda a gente entende, sobretudo quem é mais jovem.
Eu gosto de ouvir a "Grândola Vila Morena". Arrepia-me. Não pela letra em si mas pelo que simboliza. Alguém me dizia baixinho que não gostava desta música. Eu gosto. Sim. Por aquilo que simboliza. A liberdade. A democracia. O poder decidir. O ter um querer. A igualdade.
Os cravos. Não o vivi, e não o invejo, mas tenho um especial prazer quando ouço alguém contar como era naquele tempo... Naquele tempo sem telemóveis, sem gps, sem computadores, quanto mais net... naquele tempo em que era necessário ter licença para usar um isqueiro, ou em que qualquer pessoa ia presa sem que existisse justiça. Não o vivi, mas desde sempre me foram incutidas as mais elementares regras do convívio em sociedade e da liberdade de expressão, um direito do qual eu não abdico. Por isso, e mesmo atrasado, 25 de Abril Sempre!