19 setembro 2006

O inglês....

Inscrevi-me no inglês. Pois, tenho de manter-me ocupada. Como tal tenho deixado os meus pensamentos voarem por aí e interrogo-me acerca do inglês que se aprende na escola, no ensino público.
Não me lembro de ter tido nenhum bom professor de inglês, é verdade. Não consigo manter uma conversação de mais de 5 minutos, e 5 minutos com bastantes gaffes e "engasgamentos"!!! Houve colegas minhas que sempre se desenrascaram muito bem, mas a maioria diz-me "Ah! Eu também tenho de ir fazer um curso de inglês!", e é tudo pessoal que vê filmes e ouve música (que eu considero dois veículos de aprendizagem!).
Na minha opinião, quando andamos na escola não damos importância nenhuma ao inglês, pra quê? (Aliás, não damos importância à maior parte das coisas!!) Não temos de utiliza-lo todos os dias... Logo, o pouco que possa ficar retido na nossa memória é rapidamente esquecido e substituído por outras aprendizagens mais úteis, mesmo que essa utilidade seja dúbia....
Será que ao introduzir o inglês nas escolas primárias, facilitamos a aprendizagem e a interiorização dessa que é a língua universal, e que tem de ser a nossa segunda língua? Eu quero acreditar que sim... E espero que o inglês daqueles que saiam no futuro das escolas sejam progressivamente melhor do que aquele com que eu e os meus colegas fomos brindados...

2 comentários:

nikka disse...

Li2, o que acabas de "dizer" vem de encontro ao que eu acho, ou seja, tem de haver motivação dos alunos, porque mesmo para ser autodidacta é preciso que algo ou alguém nos suscite interesse em determinado assunto, certo?
Penso que por vezes faltará essa motivação aos alunos e parece-me que também aos professores!! Lol!

Anónimo disse...

(uma pequena correção, não se diz Escola primária, é 1º ciclo, tá a ver?)