10 maio 2007

Peregrinação...

Nunca me tinha apercebido mas deparei-me com os peregrinos que se encaminham para Fátima nas bermas das estradas nacionais, sozinhos, aos pares ou em grupos, aí vão eles, com os seus coletes fluorescentes. De vez em quando uns cartazes anunciam "Cuidado com os Peregrinos", carros indicam "Apoio a Peregrinos", e uma grande empresa à beira de uma estrada nacional, tem uma zona de apoio em que serve frangos assados.
Acho que não consigo entender bem que fé é aquela que obriga a um tão grande esforço físico, e inclusivamente, parece-me, psicológico. Ou melhor, eu nunca senti, nem conheço de perto quem o tenha sentido, a necessidade de realizar um tão violento esforço físico "apenas" para alcançar essa realização católica.
Parece-me que a peregrinação tem de positivo o facto de se criarem laços e o espírito de entreajuda entre peregrinos deve ser fantástico, mas julgo que jamais me atreveria em tal périplo... Será que a fé move montanhas? Pelo menos, move os peregrinos...

Sem comentários: