14 janeiro 2007

Grandes Portugueses

Ontem foram anunciados metade dos Grandes Portugueses.
Entre o 100º e 50º lugar encontram-se as mais estranhas personagens, que em minha opinião, poderão ser óptimas pessoas, mas de Grandes Portugueses têm o BI como a restante população. Um actor dos Morangos com Açúcar que a maioria das pessoas não sabe quem é. Uma ex-ministra, já não sei do quê, de um governo que não durou um ano... Alguns reis e tal que devem ter sido votados pa encher chouriço... Algumas mulheres, poucas, pelo que foi indicado entre os 100 grandes tugas apenas 19 são mulheres... mas porque é que eu ainda estranho? E se bem percebi, em termos percentuais temos mais mulheres que na Grã-Bretanha e noutro país da UE.

Algumas referências que eu gostei de ver, como Paula Rego, Mariza, Siza Vieira, Jorge Sampaio (num desonroso 80º lugar), Ruy de Carvalho e alguns médicos e cientistas actuais. Ok, serão todos contemporâneos, mas de facto são tugas que têm deixado e passado mensagens!

Obviamente que fiquei estranhamente contente por o meu ídolo da adolescência ter ficado em 66º lugar.
Hoje haverá mais e serão conhecidos, penso eu, os outros 49!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tou de acordo que o Aristides Sousa Mendes deveria ganhar pelo seu humanismo